EMPRESAS ASSOCIADAS
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
REDE DE
NEGÓCIOS
REDE DE
NEGÓCIOS
O comércio não pode pagar essa conta.
quarta, 03 de março de 2021
Artigo do presidente da Faciap, Fernando Moraes, publicado na Gazeta do Povo aponta as principais dores do comércio e mostra que os empresários não podem carregar este fardo sozinhos
Há um ano éramos atingidos por um vírus, até então, desconhecido. O medo pela vida e pela saúde das empresas pairava sobre nós. A paralisação do setor produtivo colocava em xeque a capacidade de retomar o crescimento econômico. Um ano depois, revivemos o mesmo cenário. Empresas fechadas, empregos perdidos, porém, com o agravante de hospitais superlotados.
Mas agora conhecemos melhor o vírus e porque ele tanto se movimenta, contaminando milhares de pessoas. E podemos afirmar que o responsável pelo descontrole da pandemia não é o comércio, que há um ano cumpre todos os protocolos de saúde. Distanciamento, máscara e álcool gel viraram itens essenciais nas empresas, sob possibilidade de penalização para quem não seguir tais medidas.
A conta chegou
Infelizmente, o tédio provocado pelo isolamento social tomou conta de grande parte da população. Relaxamento das medidas de prevenção, encontro entre amigos, festas, confraternizações e viagens voltaram à rotina comum. A conta chegou, e com ela uma explosão de novos casos de Covid-19, hospitais superlotados, escassez de leitos e, infelizmente, muitos óbitos.
Agora, todos pagamos pela irresponsabilidade e falta de empatia daqueles que não levaram a doença a sério. Somado a isso, outros fatores contribuíram para o caos da saúde e da economia. Leitos foram desativados pelos municípios em um período em que a pandemia ainda era protagonista. Festas clandestinas e a desobediência aos protocolos de saúde ganhavam força devido à falta de uma fiscalização mais rigorosa por parte dos municípios. Por fim, a ausência de planejamento para a emergencial aquisição de vacinas ajudou a nos empurrar para o abismo. Muitos segmentos não sobreviverão a este segundo lockdown, medida a qual esperamos – e acordamos com o governo do Estado - que não seja estendida.
É hora de nos ajudarem a pagar a conta!
Os empresários dos setores mais prejudicados pela pandemia, como turismo, eventos, bares, restaurantes, precisam de suporte para respirar e encontrar fontes de energia para restabelecer seus negócios – e sobreviver! Por isso, reivindicamos que um auxílio emergencial também seja oferecido a essas empresas que tanto empregam e contribuem para o giro da economia em nosso estado, porque elas não sabem quando essa pandemia vai acabar e como vai acabar.
Acreditamos na sensibilização de nossos governantes para que o “novo normal” seja o recomeço de uma história de esperança para todos.
Fernando Moraes
Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná - FACIAP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACISTI realiza entrega dos prêmios da Campanha Show de Prêmios 2025
ACISTI realiza sorteio da Campanha Show de Prêmios 2025
Empresários de Santa Terezinha de Itaipu participam de encontro sobre conquista e fidelização de clientes
Elas em Pauta: entre Negócios e Propósitos marca lançamento do Núcleo da Mulher Empresária da ACISTI
Empresárias e lideranças de Santa Terezinha de Itaipu prestigiaram o evento “Elas em Pauta: entre Negócios e Propósitos”, que marcou o lançamento do Núcleo da Mulher Empresária da ACISTI.
Uma noite de conexões, inspiração e empreendedorismo feminino
ASSOCIADOS
CRIART BORDADOS
RUA FLAVIO DAL BO
Telefone:
HS CONSORCIOS - LUCRO CERTO
RUA PRIMEIRO DE MAIO
Telefone:
SUPERMERCADO NANDI PARQUE
R RIO DE JANEIRO
Telefone: (45) 3541-0875
AB AGROBRASIL
RUA 3 DE MAIO
Telefone: (45) 3541-1352
MACLAU VINHOS
RUA RUA ALEXANDRE VENSON
Telefone: (45) 9981-9010
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 25/01/2026 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|